top of page

Avaliação

Relativamente à cidade de Portalegre, quanto às três dimensões do uso da bicicleta, concluímos que esta cidade apresenta baixas condições de prática em qualquer uma das dimensões. Portalegre não contém ciclovias e apresenta bermas curtas e estradas apertadas, o que, apesar do pouco tráfego, prejudica o ciclismo em todas as dimensões e aumenta os riscos associados ao uso da bicicleta. O relevo da cidade é um fator desfavorável, e não podendo este fator ser alterado, uma das soluções que propomos é, por exemplo, a promoção do uso da bicicleta elétrica nesta área. Este modelo de bicicleta pode ser dirigido com ou sem auxilio artificial, podendo em Portalegre esta característica ser benéfica nas ingremes subidas desta cidade do alto Alentejo.

 

​A pouca comercialização da bicicleta em Portalegre contribui também para o baixo uso da mesma. Existem três lojas onde pode ser efetuada a compra de bicicletas, funcionando estas lojas também como oficinas. Também se encontram bicicletas (em baixo número) à venda em hipermercados. Os tipos de bicicletas expostos nas lojas são maioritariamente de lazer/mobilidade e bicicletas de criança, encontrando-se poucos modelos ligados á dimensão do desporto.

 

 Fora a zona interna da cidade, também a zona externa desmotiva o uso da bicicleta. As estradas intercidades em Portalegre apresentam, maioritariamente, bermas curtas, fazendo com que o uso da bicicleta como meio de travessia entre cidades se torne perigoso apesar da paisagem deliciosa que encontramos. Estas estradas apresentam geralmente elevado número de subidas e descidas, contribuindo ainda mais para o reduzido uso deste meio de transporte. Uma possibilidade de intervenção nesta área seria de criar caminhos adjacentes às estradas, contornando, se possível, colinas e outros relevos encontrados pelo caminho, ou simplesmente, aumentar as bermas das estradas nesta zona. ​

 

O uso da bicicleta como meio de mobilidade é das dimensões menos aproveitadas na cidade, tendo em conta que, com as características que esta histórica cidade nos apresenta, seria uma opção bastante viável para os habitantes desta cidade. O aumento no recurso à bicicleta como transporte seria proporcional ao aumento das condições de vida da população através da prática de exercício físico na deslocação diária em substituição da condução de veículos.

bottom of page