História
A Bicicleta em Portugal
A introdução da bicicleta em Portugal é realizada no século XIX pelos aristocratas e burgueses mais viajados, que trazem para Portugal não só a bicicleta mas também o conhecimento necessário para a utilizar. No início apenas membros desta classe social, independentemente do género, utilizavam a bicicleta, já abrangendo as 3 dimensões de uso, sendo este uso mais inclinado sobre o lazer.
A primeira competição de ciclismo em Portugal dá-se em 1885, criada pelo Real Gymnasio Club Portuguez, e participa nesta competição Herbert Dagge, que foi "o grande percursor da velocipedia em Portugal" (Santos, 2009)
No início do ano de 1927 dá-se a primeira edição daquele que é hoje em dia considerado o mais importante evento do ciclismo português: A Volta a Portugal. Este evento é resultado da iniciativa de Raul Oliveira, inspirado em criar algo semelhante ao conhecido Tour de France. Este evento teve início em Cacilhas por volta das duas horas do dia 26 de Abril desse mesmo ano (embora tenha tido uma partida emblemática no Marquês de Pombal, a real partida do evento foi em Cacilhas).
A Volta a Portugal é considerada como o evento que aproximou Portugal de países como a França e a Itália em termos de ciclismo. Este evento apresentou uma influência notória em Portugal, não só a nível de ciclismo mas também a nível cultural. As modas do litoral e da capital demoravam a chegar às regiões mais rurais do país e a sua influência era mínima sobre estas regiões, mas com a realização desta prova (e graças aos avisos antecedentes à prova por parte do jornal Diário de Notícias) as populações tiveram acesso em primeira mão a este novo tipo de animação que serve como indicador cultural capitalista. Foi também este evento o início de uma dicotomia clubista entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, através dos atletas que representavam estes clubes e competiam pelo título.
Síntese realizada nas seguintes fontes:
Santos, A. (2009). A VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA: Narrativas, Territórios e Identidades - Estudo sociológico e etnográfico do evento mediático desportivo. ISCTE-IUL. Lisboa.
Santos, A. (2011). Volta a Portugal em Bicicleta: Narrativas, Territórios e Identidades. Lisboa: Mundos Sociais.
A Bicicleta no Mundo
Podemos encontrar a informação relativamente à origem da bicicleta através da seguinte fonte:
A Bicicleta em Portalegre
A história da cidade de Portalegre cruza-se com a história da bicicleta em alguns pontos na história. Alguns desses cruzamentos realizam-se nas 25 vezes em que a Volta a Portugal atravessa Portalegre, sendo um deles na histórica Primeira Volta a Portugal, em 1927. O vencedor da Etapa que realizava a travessia por Portalegre foi José Maria Nicolau, ciclista do benfica que, nesta 1a edição não terminou no pódio mas foi vencedor da 2a edição (1931).
Junto a esta cidade atravessa também a 1ª Etapa da Volta ao Alentejo, sendo uma corrida reconhecida pela UCI Europe Tour, na categoria 2.2 . Esta etapa inicia-se na cidade de Portalegre e aproxima-se novamente da cidade no momento em que os atletas cruzam o marco dos 99km dos 159 totais. Esta competição é a única no UCI Europe que, das 32 edições existentes, nunca repetiu o primeiro lugar do pódio.