top of page

Mobilidade

Através da análise dos dados relativos à distancia entre local de trabalho/estudo e o método de deslocamento utilizado, podemos concluir que esta família recorre mais ao uso de transportes motorizados, optando apenas por outros meios (a pé, no caso do pai) quando a distância a percorrer é curta. A escolha do carro como meio de transporte é quase como que uma obrigatoriedade, pois a cidade de Portalegre dispõe de poucos transportes públicos, sendo os poucos existentes apenas destinados ao deslocamento de estudantes, e sendo outros meios de transporte (a pé, de bicicleta) excluídos das hipóteses devido à distância até ao trabalho e devido ao relevo da cidade.

Relativamente aos locais de compras repentinas e grandes compras, podemos observar que as distâncias são as mesmas entre os dois locais, indicando-nos que estes dois estilos de compras são realizados no mesmo local devido à falta de mercados na àrea. O local de escolha para os diferentes tipos de compras diferem entre pais e filhos, sendo que os pais percorrem um percurso maior até aos locais de compras por se transportarem de carro e por estarem encarregues de compras em maior massa, enquanto que os filhos optam por um local mais próximo por se deslocarem a pé para não realizar grandes distâncias com carga (no retorno a casa) e por estarem encarregues de compras de menor porte.

Finalmente analisámos o método de deslocamento para as àreas de atividades de desporto e lazer desta família, podendo concluír que (dos casos que praticam este tipo de atividades) o deslocamento é efetuado através de bicicleta ou carro, sendo de bicicleta quando o exercício físico faz parte do objetivo ou de carro quando o objetivo é outro.

Um dos percursos percorridos por bicicleta pelo pai da família analisada é um percurso de 25,5 km (imagem acima) entre Portalegre e Arronches sendo, segundo o próprio, o único percurso possível e viável para o deslocamento de bicicleta por ser a única estrada no distrito com berma que o permita. Este percurso é onde se pode observar mais tráfico de ciclistas, ao fim de semana.

Percurso de bicicleta realizado pelo pai

A dimensão da Mobilidade é a dimensão que abrange os ciclistas que recorrem ao uso da bicicleta para se deslocarem entre dois pontos. Geralmente, este deslocamento é entre o local de habitação e o local de trabalho, podendo ser realizado de bicicleta com algumas vantágens (tais como o baixo custo de combustível, horários próprios, prática de exercício físico) e algumas desvantágens (tais como as condições climatéricas desfavoráveis, o relevo, o dispêndio energético).

Quanto à intermodalidade, Portalegre é uma cidade onde se recorre mais a veículos motorizados do que andar a pé, devido ao declive acentuado que esta cidade possui. Para chegar a Portalegre pode-se optar por diferentes meios de transporte: carro, comboio ou autocarro. Portalegre apenas tem transportes públicos com destino a outras cidades e de serviços escolares.

Para melhor entender os usos da bicicleta na cidade, realizámos uma breve entrevista a um agente da PSP local.

Questionámos este agente relativamente aos seus usos da bicicleta, se estes tomavam partido deste meio para patrulhar e atender às necessidades locais, pergunta à qual o agente respondeu negativamente, indicando que o relevo da cidade iria dificultar a acessibilidade ás funções por efetuar.

Questionámos também ao uso do programa de Escola Segura, um programa de patrulha em escolas, e perguntámos se esta patrulha era efetuada de carro ou outros meios. Foi-nos então indicado que a Escola Segura era usada na cidade, e que se transportavam de carro.

Finalmente, colocámos a questão sobre a quantidade de acidentes com envolvimento da bicicleta na cidade, sendo-nos indicado que na cidade de Portalegre este tipo de acidentes não é um fenómeno frequente, sendo a cidade de Elvas um local próximo com maior amostra dos mesmos.

Veículo usado no programa Escola Segura

bottom of page